terça-feira, 24 de agosto de 2010

Falar ou não Falar...

Não gosto de falar. Não consigo falar. Todo o pouco que presumo saber se resume ao que escrevo, e isso é muito pouco mesmo. Agora, quando o assunto é falado... aí sei menos ainda.
Me enrolo nas palavras e tropeço nelas. No fim, prefiro o silêncio.
Mas nem sempre fui assim.
E talvez a blogosfera tenha sido o que me causou isso. Eu costumava ter a habilidade de expressar aquilo que pensava e sentia, mas agora sinto que sei apenas escrever. E isso não é tudo. Isso não é nada. Não, isso é nada, ou talvez menos.
Mas sinto e percebo meus pensamentos como se eles estivessem escritos. Admiro quem consegue falar. Admiro muito. Ainda pretendo ter o meu vlog um dia, mas isso requer muito treino e concentração. E tempo é o que menos tenho para tal agora.
Meus desejos de palavras faladas irão provavelmente para aquela pilha de "coisas que eu vou fazer um dia", que no momento está atirada num canto escuro de um armário mofado e feio, um canto de mim. Ou talvez eu seja assim mesmo - uma conjunção de coisas feias que tentam parecer belas a quem observa desavisadamente. Um homem mau que tenta ser bom.
Mas daí eu começo a pensar que somos todos assim - o que talvez seja mais uma armadilha da minha mente, tentando fazer os outros se parecerem com o que sou. Nos finalmentes, fica tudo no zero-a-zero, porque aquilo que sou, aquilo que penso ser, e aquilo que os outros vêem em mim de nada serve. De nada adianta. De nada é feito. E ao nada voltará um dia...
E esses estranhos e entrecortados pensamentos sim podem dizer algo 'verdadeiro' a respeito do que sou, ou ao menos de como me sinto: estranho e entrecortado. Pedaços múltiplos de muitas vidas, costuradas a esmo nesse ser que ora escreve, porque não pode falar...

5 comentários:

  1. Minha mãe costuma dizer: "temos 2 ouvidosa e 1 boca pra ouvir mais e falar menos". Kem fala menos erra menos, não comete tantas gafes e corre menos riscos. Embora falar seja neccesário na maioria das vezes... mas, tem coisas que realmente é melhor guardar pra si.

    BeijO e boa semana, querido!
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nusga!!! Mas, também se tu tivesses o dom da fala (que não duvido que tenha, mas, que apenas está adormecido)você correria um sério risco de ser um manipulador, hihihi...é que o jeito que escreve, convence demais!Na simplicidade do dia-a-dia, até no "não-falar", você consegue falar...e fala muito em muito pouco. Não sei se cabe a você, mas, muitas pessoas, que não se sentem bem ao falar, é porque possuem medo, de se mostrarem, como se por meio das palavras, a pessoa ficasse sem uma certa capa protetora..ou as vezes, por mero medo de errar, e não ter como se esconder...Mas, são casos e casos....Eu evito ao máximo falar em público e talz, e também sou adepta de um bom silêncio (como boa mineira que sou, hihihi)... Mas, há coisitas que soltam minha lingua, e precisam mandar eu parar...hehehe

    Precisa dizer que o texto é brilhante? Acho que não. Mas, como também sofro do mal, de dedos frenéticos, digo e repito...hihihi...Brilhante!!! Brilhante!!!
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Nossa cara!
    Acho que foi o texto que eu mais me identifiquei de todos os que já vi por aqui.
    Eu comecei a tentar escrever por esse motivo. Eu tenho as ideias, os conceitos, as opiniões e coisa e tal, mas não consigo trasmití-los por meio da fala. É um problema, e admiro muito quem consegue.
    Na escola mesmo, sempre saio bem em redações, artigos de opinião. Mas se for pra falar eu não convenço. Sei lá, me embaralho todo e não consigo dizer o que eu penso direito.
    Ás vezes eu fico me culpando, "poxa Rodrigo, você deveria saber se expressar mais", mas é que ainda não tenho esse "dom". Quem sabe um dia né :)

    Parabéns mesmo pelo texto, me senti até mais aliviado, eu pensava que era só eu. Tirou um peso das minhas costas. Parece que isso é normal, hehe.
    Valeu cara :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Tem gente que nasce pra falar, tem gente que nasce para escrever e também tem gente que nasce para os dois. Não somos obrigados a possuir todos os dons, todas as qualidades, mas eu me sinto na obrigação de cuida bem e desenvolver a minha, pois se a tenho é pra fazer alguma coisa de bom com ela!

    E assim é você, caro colega! fazendo bom uso daquilo que lhe foi dado, que lhe foi oferecido.

    Não nos deixe jamais sem esse privilégio, ok?! rs

    ResponderExcluir
  5. Identifiquei-me muito com texto!
    Na verdade ontem escrevi uma coisa parecida sobre não conseguir falar, eu nunca fui boa em falar sobre o que eu sinto e tudo ficava guardado dentro de mim, e incomodava muito!
    Então comecei a escrever, e hoje quando alguma coisa me perturba, escrevo e parece que descarrego tudo, até me ajuda a me entender melhor!
    Mas o que eu queria realmente era saber me expressar falando de uma melhor maneira!

    Ótimo texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir