sábado, 6 de junho de 2009

Meio Ambiente


Que o meio ambiente está se acabando, todo mundo sabe, mas poucos conhecem a verdade por trás da sua degradação: o capitalismo. Não quero dizer que o capitalismo seja ruim, pois trouxe muitos avanços à nossa sociedade, e não existe social sem o capital; o problema é a selvageria dos capitalistas.
Aquecimento global, para dar um exemplo, é devido em muito aos veículos automotores produzindo cada vez mais gás carbônico. O gás carbônico segura o calor do sol dentro da atmosfera, aquecendo gradualmente o clima no planeta. Os veículos automotores começaram a ser produzidos em série por Henry Ford. Ford foi um visionário ao inventar as linhas de produção, e encontrar uma maneira de baratear o custo de produção de um bem muito caro em sua época: o carro. Quando Ford desenvolvia seu carro e pensava sua linha de produção, descobriu que precisava de um combustível para que o mesmo pudesse andar. Por coincidência, o petróleo na época sofria desvalorização, pois com a crescente substituição do óleo pela eletricidade como fonte de energia que as pessoas usavam no dia-a-dia, a demanda pelo petróleo diminuía cada vez mais. Foi então que os magnatas do petróleo introduziram sua matéria prima no consumo dos motores dos automóveis, o que deu ao petróleo "um novo gás", e fez com que o petróleo passasse a ser estratégico no século passado.
O petróleo é a principal fonte de energia principalmente devido ao interesse econômico envolvido. Vejamos o Brasil, por exemplo, e o problema do escoamento da produção de grãos. Hoje grande parte do transporte de grãos que se dá em território nacional acontece nas rodovias, quando o transporte ferroviário e hidroviário seria viável e muito mais barato; o problema é que não há interesse político-econômico. Os caminhões consomem combustível e destróem o asfalto. Asfalto e combustíveis vem de onde? Petróleo. Sem contar que fazer uma estrada é sempre uma boa maneira de embolsar um "por fora".
O capitalismo pode ser muito bom e trazer muito progresso, mas também pode ser muito prejudicial à sua saúde, se não for apreciado com parcimônia.