terça-feira, 9 de junho de 2009

Legião Urbana


Fazia algum tempo que queria fazer um post sobre Legião, e tenho alguns motivos para isso. Quando tinha 14 anos de idade e aprendi a tocar violão, foi com legião que aprendi as primeiras músicas de bandas do cenário nacional. Aprendi a cantar ouvindo Renato Russo, e até hoje imito um pouco ele nas músicas quando canto (sem muito sucesso, diga-se de passagem). Portanto, este post é mais uma homenagem ao grande artista que ele foi e ainda é para muitos de nós, que sentimos falta das letras que ele não pode compor devido à sua partida prematura deste mundo.

Renato Russo começou sua trajetória na banda Aborto Elétrico, em 1978. A banda teria terminado devido às constantes brigas, 4 anos mais tarde. Foi então que ele fundou a banda Legião Urbana, onde esteve até sua morte. A banda não poderia existir sem ele, tanto é que a seu encerramento foi anunciado oficialmente 11 dias após a sua morte, que aconteceu em 11/10/1996 em decorrência da AIDS. A doença que o vitimou foi descoberta em 1988, e teria inspirado várias faixas do álbum V, lançado em 1991 e tido por muitos fãs como o mais belo e melancólico trabalho da banda. Cabe lembrar que naquela época os tratamentos contra a doença não eram tão sofisticados quanto atualmente, e descobrir que se era portador do vírus HIV era como uma sentença de morte. Abaixo segue a discografia e alguns links retirados de outros sites na rede, e cujo material deve ser utilizado apenas para conhecimento, e deletado em seguida.

Discografia:


Legião Urbana (1984)



Dois (1986)



Que País É Este 1978/1987 (1987)



As Quatro Estações (1989)



V (1991)



O Descobrimento do Brasil (1994)



A Tempestade ou O Livro dos Dias (1996)



Uma Outra Estação (1997) (póstumo)



Coletâneas e álbuns ao vivo:


Música para acampamentos (1992) CD 1 e CD 2



Acústico MTV Legião Urbana (1999) (póstumo)


Obs 1: Além desses álbuns que postei aqui há outras gravações ao vivo, coletâneas e DVD's, que não entraram no post. Postei os álbuns que penso serem os mais relevantes da banda na minha opinião, mas aceito comentários, críticas e pedidos de interessados.

Obs 2: Não apóio a pirataria. Se você gostou de algum desses álbuns, apague-o do PC e compre o original; hoje em dia é barato comprar discos do Legião Urbana pois a banda não existe há muito tempo. Pesquise na Internet e verá!