sexta-feira, 5 de junho de 2009

Caverna do Dragão - Episódio Final


Caverna do Dragão foi uma série de desenho animado que marcou época. Criado em 1983 tendo como base o RPG Dungeons & Dragons, a série teve ao todo 3 temporadas e um total de apenas 27 episódios gravados. Aqui no Brasil a série era transmitida (e é até hoje, pois volta e meia ela é reprisada) pela Rede Globo de Televisão.


O desenho era sobre um grupo de adolescentes que, ao andar numa montanha russa chamada Dungeons and Dragons, era transportado magicamente a um mundo com dois sóis, muitos perigos e horríveis criaturas. Lá eles encontram o Mestre dos Magos, que os orienta em suas missões, que são sempre tentativas de voltar para casa. O Mestre dos Magos concede à cada um uma arma diferente, para que eles se defendam dos perigos daquele mundo estranho. Nas suas aventuras eles contam com a ajuda de suas armas, de um ou outro conselho do Mestre dos Magos, e enfrentam a inimizade do Vingador (seu maior inimigo), que busca eliminar os jovens para roubar suas armas mágicas e aumentar o seu poder. A única coisa de que o Vingador tem medo é do dragão de 5 cabeças Tiamat.


A história sem fim

Como todo bom RPG que se preze, sempre acontece alguma coisa que impede os jovens de irem para casa no fim, mantendo-os prisioneiros naquele mundo hostil, e a série nunca chegou a ter um episódio final, até porque não era costume gravar episódios finais na época. Por isso, não acredite se alguém lhe disser que viu o episódio final, ou que leu na internet que alguém tem um primo de um amigo que viu, pois o episódio não existe. O que existe mesmo é o roteiro deste episódio, que nunca chegou a ser gravado.


Encontrei este roteiro na internet há cerca de uns 4 anos atrás, mas apenas há pouco tempo descobri que tratava-se realmente do último episódio não gravado de Caverna do Dragão, mas mesmo antes disso já aceitava a versão como o fim da aventura (sempre tive a necessidade de saber como acabava a estória).

Há muitas versões de finais na rede, até porque, num RPG há milhões de possibilidades diferentes de desfecho, mas a mais trágica versão que li dava conta de que no final os jovens descobriam que não estavam num mundo diferente, pois o carrinho da montanha russa não os teria levado para lá, e sim

caído, matando a todos eles. Assim, eles estariam realmente no inferno, e o demônio, cruel e sádico, resolveu brincar com eles, se apresentando ora como Vingador, ora como Mestre dos Magos. A versão vai ainda mais longe afirmando que o dragão Tiamat era na verdade um anjo disfarçado, tentando lhes ajudar a ver a verdade, e que o pequeno unicórnio Uni era, na verdade, um ajudante do demônio, atrapalhando-os quando estavam prestes a descobrir a verdade: que estavam mortos e não poderiam voltar para o lugar de onde tinham vindo.

Versões à parte, o final é realmente surpreendente e digno da série, que até hoje faz sucesso, prova disso são as inúmeras especulações de sua adaptação para a telona.

Fiquei tentado a postar como tudo termina, mas não quis estragar a surpresa...

Se quiser, leia abaixo ou faça o download no seu computador. Vale a pena...