sexta-feira, 5 de junho de 2009

Caverna do Dragão - Episódio Final


Caverna do Dragão foi uma série de desenho animado que marcou época. Criado em 1983 tendo como base o RPG Dungeons & Dragons, a série teve ao todo 3 temporadas e um total de apenas 27 episódios gravados. Aqui no Brasil a série era transmitida (e é até hoje, pois volta e meia ela é reprisada) pela Rede Globo de Televisão.


O desenho era sobre um grupo de adolescentes que, ao andar numa montanha russa chamada Dungeons and Dragons, era transportado magicamente a um mundo com dois sóis, muitos perigos e horríveis criaturas. Lá eles encontram o Mestre dos Magos, que os orienta em suas missões, que são sempre tentativas de voltar para casa. O Mestre dos Magos concede à cada um uma arma diferente, para que eles se defendam dos perigos daquele mundo estranho. Nas suas aventuras eles contam com a ajuda de suas armas, de um ou outro conselho do Mestre dos Magos, e enfrentam a inimizade do Vingador (seu maior inimigo), que busca eliminar os jovens para roubar suas armas mágicas e aumentar o seu poder. A única coisa de que o Vingador tem medo é do dragão de 5 cabeças Tiamat.


A história sem fim

Como todo bom RPG que se preze, sempre acontece alguma coisa que impede os jovens de irem para casa no fim, mantendo-os prisioneiros naquele mundo hostil, e a série nunca chegou a ter um episódio final, até porque não era costume gravar episódios finais na época. Por isso, não acredite se alguém lhe disser que viu o episódio final, ou que leu na internet que alguém tem um primo de um amigo que viu, pois o episódio não existe. O que existe mesmo é o roteiro deste episódio, que nunca chegou a ser gravado.


Encontrei este roteiro na internet há cerca de uns 4 anos atrás, mas apenas há pouco tempo descobri que tratava-se realmente do último episódio não gravado de Caverna do Dragão, mas mesmo antes disso já aceitava a versão como o fim da aventura (sempre tive a necessidade de saber como acabava a estória).

Há muitas versões de finais na rede, até porque, num RPG há milhões de possibilidades diferentes de desfecho, mas a mais trágica versão que li dava conta de que no final os jovens descobriam que não estavam num mundo diferente, pois o carrinho da montanha russa não os teria levado para lá, e sim

caído, matando a todos eles. Assim, eles estariam realmente no inferno, e o demônio, cruel e sádico, resolveu brincar com eles, se apresentando ora como Vingador, ora como Mestre dos Magos. A versão vai ainda mais longe afirmando que o dragão Tiamat era na verdade um anjo disfarçado, tentando lhes ajudar a ver a verdade, e que o pequeno unicórnio Uni era, na verdade, um ajudante do demônio, atrapalhando-os quando estavam prestes a descobrir a verdade: que estavam mortos e não poderiam voltar para o lugar de onde tinham vindo.

Versões à parte, o final é realmente surpreendente e digno da série, que até hoje faz sucesso, prova disso são as inúmeras especulações de sua adaptação para a telona.

Fiquei tentado a postar como tudo termina, mas não quis estragar a surpresa...

Se quiser, leia abaixo ou faça o download no seu computador. Vale a pena...

2 comentários:

  1. Muito bom. Quem não conhece ou nunca assistiu caverna do dragão, realmente não teve infância.(ao menos os nascidos depois de 83...) um dos melhores desenhos que já assisti..muito bom saber do final, por que com certeza por muitas vezes imaginei o final da saga dos jovens....Que bom Gio, que vc descobriu o final desta história!

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiii
    sempre quis saber esse final.. foi um maximo...
    VAleuuuuu!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir