quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tutorial - Mudando o Ícone do Blog na Aba do Navegador

Resolvi postar uma dica útil para quem tem um Blog do Blogger, e se incomoda com aquele bezinho laranja que aparece na aba toda a vez que seu blog é carregado (como foi o meu caso). Pesquisei aqui e ali, e colhi umas dicas em uns três blogs para descobrir como se faz. Depois, adaptei alguma coisa para que funcionasse corretamente, até que deu certo. Mas só consegui fazer funcionar com as quatro linhas de código abaixo. Quando falta uma delas, um dos meus navegadores não carrega o ícone (uso o IE, o Firefox e o Chrome). Bem, então aí vai:

Abra o Painel do Blogger e vá até Layout. Em seguida, clique em Editar HTML.

Encontre a linha ]]></b:skin> , e após ela copie e cole o código abaixo:

<link href='http:link da sua imagem aqui no formato .ico' rel='shortcut icon'/>
<link href='http:link da sua imagem aqui no formato .png' rel='shortcut icon'/> 
<link href='http:link da sua imagem aqui no formato .png' rel='apple-touch-icon'/
> <link href='http:link da sua imagem aqui no formato .png' rel='shortcut icon' type='image/x-icon'/>

É importante frisar que as imagens podem ser upadas no site de sua preferência. Eu utilizo o ImageBoo, mas só por falta de um melhor, porque volta e meia as imagens caem e eu preciso re-postar.

Depois de ter seguido os passos acima, visualize as alterações em uma nova janela ou aba, e salve-as. Como essas linhas a mais não vão comprometer o restante do código, não vejo motivos para backupear o modelo do blog antes de implementá-las. Depois de ter salvo, experimente abrir o blog em outros navegadores para ver como ficou!

Detalhe: eu não utilizo o modelo clássico, e nem sei como funciona!

Outra coisa importante é que você pode fazer o ícone no programa de sua preferência. O meu fiz no Corel X4. Depois é só salvar nos formatos ico e png. Também é possível pegar uma imagem no formato JPG e transformar em ico e png. Para isso é muito bom o software Right Click Image Converter, que, quando instalado, faz com que você possa transformar uma imagem para quase qualquer formato com um simples clique no botão direito do Mouse. Infelizmente, não sei onde conseguir o programa, mas o Google sabe...

Espero não ter esquecido de nada...

Ah, mais uma dica que considero importante: prefira imagens simples e fáceis de se entender, senão as pessoas vão achar bonito, mas não saberão o que é.

Agora sim, acho que era isso! Espero ter ajudado!