segunda-feira, 14 de junho de 2010

Entre Vuvuzelas e Jabulanis...


Entre golaços e frangassos que temos visto na Copa do Mundo da África, dois personagens merecem especial destaque: as Vuvuzelas e Jabulanis. Vuvuzela é aquela cornetinha irritante que não paramos de ouvir o tempo todo, em todos os jogos desta Copa. Jabulani é o nome da bola da Copa da África. E são duas ‘novidades’ para nós: as cornetinhas e as bolas com nome próprio. Se bem que as cornetinhas fizeram o maior auê na Copa das Confederações ano passado. Sinceramente, não sei se dou conta de ficar duas horas com aquele som nos ouvidos - o barulho deve ser de enlouquecer. Se não for nesta Copa, a Fifa deve proibir a entrada de vuvuzelas nas próximas copas, pois muitos jogadores tem reclamado que ela impede a comunicação dentro de campo. Como xingar a mãe do jogador adversário se ele nem vai entender? 
Se tivesse vuvuzelas na Copa passada, perigava a França ganhar, pois o Zidane não seria expulso por não escutar os xingamentos pronunciados pelo Materazzi na grande final (sem cabeçada, sem expulsão).
Quem sabe o que poderia acontecer? Como torci pela Itália, fico contente que as malditas cornetinhas irritantes tenham aparecido apenas agora...


Mas, enfim, o que eu considero irritante mesmo não é tanto o som que a corneta produz, mas o som que a palavra produz. Vuvuzela é uma palavra feia pra caramba. É mais feia que encochar a vó no tanque e chamar o vô de corno. Não bastasse isso, os repórteres esportivos não se cansam de flexionar essa palavra, encontrando sempre novos usos e formas para ela. Tem o substantivo (uso mais comum): Vuvuzela. Tem a forma verbal: vuvuzelar/vuvuzelando (já imagino o profissional de telemarketing indo para o estádio: “Nós vamos estar vuvuzelando...”). Tem o adjetivo: vuvuzelado. Aliás, este pode funcionar também como advérbio de modo: “A torcida que canta vuvuzelado!” - ou coisa que o valha... Enfim: afff, eu não suporto mais ouvir falar em vuvuzelês (idioma proveniente do artefato).

Já Jabulani achei legal (embora na frase cacofônica em que a imbuti soe esquisito). Vi dizer que significa celebração em Zulu, e isso apenas engrandece meu apreço pela palavra. Aliás, a bola é muito lindona também, e é certo que vou comprar uma (a miniatura já estou encomendando). Penso que nomes para as bolas é algo que veio para ficar. Já estou pensando até em batizar as minhas! Talvez eu até pesquise o dicionário Zulu (será que tem no Google Tradutor?) para tentar encontrar algo que se encaixe que possa descrevê-las.

Outro ponto que merece atenção nesta Copa do Mundo é o show de imagens. São de babar! Aquelas supercâmeras utilizadas pela geradora de imagens é fantástica! É o futebol como nunca se viu antes. Bem, ao menos eu nunca tinha visto antes. Tem vezes em que me pego de boca aberta. Viva a tecnologia! Viva a Jabulani! Viva a vuvuzela! (Eu posso não gostar, mas se o mundo fosse feito apenas de coisas que gosto, seria extremamente chato.)

Em tempo: não tem tradutor para Zulu no Google. Maldito Google!!!!!

2 comentários:

  1. Giordano, como aqui é um espaço para dar pitacos, vou me atrever...
    1º) Adorei tanto o som de se pronunciar a palavra Vuvuzela (inclusive nem se quer imaginava que possuía este nome). Ao contrário de você, gostei tanto que, até estou pensando em criar significados paralelos, apenas para encaixar tal palavra, de modo mais constante, no meu vocabulário. Risos.
    2º) Que texto gostoso de ser lido, dá vontade de ir esmiuçando-o, quase a ponto de torcê-lo como a um pano úmido, pra tirar todo o caldinho que porventura tenha passado despercebido. Comparação tosca, mas, foi a que respirei no momento.
    3º e ultimo para o instante) Vou segui-lo. Espero que você não seja aquele tipo de Blogueiro que funcione aos pingos, porque vou voltar sempre. Talvez, seu eu agüentar, da próxima vez eu dou menos pitacos... Mais Risos. Parabéns pelo Blog!
    Yeruska

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que bom que você gostou, isso me deixa muito feliz!!! :)
    E que bom que você gosta das Vuvuzelas!!! (mais feliz ainda)
    O teu blog é muito legal também, e, curiosamente, eu estava passeando por lá antes de você passar por aqui! [emoticon pensativo] Mas meu blog tem funcionado assim: quando tenho um pouco mais de tempo, ele fica mais autoral, se tenho menos tempo, procuro postar algumas coisas que acho interessantes/legais/engraçadas, apenas para manter um ritmo constante nas postagens.
    A propósito, também vou me filiar lá viu? rsrsrssr

    ResponderExcluir